Autores brasileiros são indicados ao Eisner Award deste ano. Veja lista completa.

Eisner Award, principal premiação dos quadrinhos nos Estados Unidos, divulgou a lista de indicados deste ano, e há brasileiros concorrendo.

A Terrível Elizabeth Dumn contra os Diabos de Terno, de Arabson Assis, foi indicada como Melhor Edição Única. A obra já saiu por aqui de forma independente, em 2013, e pela editora IHQ – Instituto dos Quadrinhos (2016). Chegou lá fora pela Image Comics. Na história, Elisabeth Dumn é uma garota rebelde, de espírito forte, que está determinada a encontrar seu caminho. Mas seu pai a prometeu ao diabo, e ele está vindo buscá-la.

Gustavo Borges e Cris Peter estão presentes com Pétalas, edição publicada no Brasil em 2015 pela Marsupial Editora, e que saiu ano passado lá fora pela BOOM! Studios. Ela foi indicada na categoria Melhor Publicação para Jovens Leitores (até oito anos). A história – contada inteiramente por desenhos, sem texto – é sobre uma família de raposas cuja vida é transformada pela chegada de um estranho visitante durante um rigoroso inverno, e conta com roteiro e arte de Gustavo e cores de Cris.

O desenhista Joe Bennet aparece com The Immortal Hulk, título que concorre como Melhor Série Continua. Os roteiros são de Al Ewing.

 

Outro artista brasileiro que tem uma obra indicada é Mat Lopes, colorista da série Gasolina, da Image Comics, que também concorre como Melhor Série Contínua. A revista é escrita por Sean Mackiewicz e desenhada por Niko Walter.

Image Comics, com 19 indicações, e DC Comics, com 17 indicações, foram as editoras mais lembradas. Já o escritor Tom King foi o autor mais presente na lista, concorrendo em cinco categorias, incluindo a de Melhor Roteirista.

Dentre algumas das obras que já saíram no Brasil, aparecem Gideon Falls (Mino), Senhor Milagre(Panini), Batman (Panini), Black Hammer (Intrínseca), Batman – O Cavaleiro Branco (Panini), Visão (Panini) e O diário de Anne Frank (Record).

Concorrem obras publicadas nos Estados Unidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018.

Confira abaixo todos os indicados nas 31 categorias.

 

Melhor História Curta
– Get Naked in Barcelona, por Steven T. Seagle e Emei Olivia Burrell, em Get Naked (Image);
– The Ghastlygun Tinies, por Matt Cohen e Marc Palm, em MAD Magazine # 4 (DC);
– Here I Am, por Shaun Tan, em I Feel Machine (SelfMadeHero);
– Life During Interesting Times, por Mike Dawson (The Nib);
– Supply Chains, por Peter e Maria Hoey, em Coin-Op # 7 (Coin-Op Books);
– The Talk of the Saints, por Tom King e Jason Fabok, em Swamp Thing Winter Special (DC).

Melhor Edição Única
– Beneath the Dead Oak Tree, por Emily Carroll (ShortBox);
– Black Hammer: Cthu-Louise, por Jeff Lemire e Emi Lenox (Dark Horse);
– No Better Words, por Carolyn Nowak (Silver Sprocket);
– Peter Parker: The Spectacular Spider-Man # 310, por Chip Zdarsky (Marvel);
– The Terrible Elisabeth Dumn Against the Devils In Suits, por Arabson, traduzido por James Robinson (IHQ Studio/ Image);

MelhorSérie Contínua
– Batman, por Tom King e outros (DC);
– Black Hammer: Age of Doom, por Jeff Lemire, Dean Ormston e Rich Tommaso (Dark Horse);
– Gasolina, por Sean Mackiewicz and Niko Walter (Skybound/Image);
– Giant Days, por John Allison, Max Sarin e Julaa Madrigal (BOOM! Box);
– The Immortal Hulk, por Al Ewing, Joe Bennett e Ruy José (Marvel);
– Runaways, por Rainbow Rowell e Kris Anka (Marvel).

Melhor Série Limitada
– Batman: White Knight, por Sean Murphy (DC);
– Eternity Girl, por Magdalene Visaggio e Sonny Liew (DC);
– Exit Stage Left: The Snagglepuss Chronicles, por Mark Russell, Mike Feehan e Mark Morales (DC);
– Mister Miracle, por Tom King e Mitch Gerads (DC);
– X-Men Grand Design: Second Genesis, por Ed Piskor (Marvel).

Melhor Nova Série
– Bitter Root, por David Walker, Chuck Brown e Sanford Green (Image);
– Crowded, por Christopher Sebela, Ro Stein e Ted Brandt (Image);
– Gideon Falls, por Jeff Lemire e Andrea Sorrentino (Image);
– Isola, por Brenden Fletcher e Karl Kerschl (Image);
– Man-Eaters, por Chelsea Cain e Kate Niemczyk (Image);
– Skyward, por Joe Henderson e Lee Garbett (Image).

Melhor Publicação para Jovens Leitores (até oito anos)
– Johnny Boo and the Ice Cream Computer, por James Kochalka (Top Shelf/IDW);
– Petals, por Gustavo Borges (KaBOOM!);
– Peter & Ernesto: A Tale of Two Sloths, por Graham Annable (First Second);
– This Is a Taco!, por Andrew Cangelose e Josh Shipley (CubHouse/Lion Forge);
– Tiger Vs. Nightmare, por Emily Tetri (First Second).

Melhor Publicação para Crianças (entre nove e 12 anos)
– Aquicorn Cove, por Katie O’Neill (Oni);
– Be Prepared, por Vera Brosgol (First Second);
– The Cardboard Kingdom, por Chad Sell (Knopf/Random House Children’s Books);
– Crush, por Svetlana Chmakova (JY/Yen Press);
– The Divided Earth, por Faith Erin Hicks (First Second).

Melhor Publicação para Jovens Adultos (entre 13 e 17 anos) 
– All Summer Long, por Hope Larson (Farrar Straus Giroux);
– Gumballs, por Erin Nations (Top Shelf/IDW);
– Middlewest, por Skottie Young e Jorge Corona (Image);
– Norroway – Book 1: The Black Bull of Norroway, por Cat Seaton e Kit Seaton (Image);
– The Prince and the Dressmaker, por Jen Wang (First Second);
– Watersnakes, por Tony Sandoval, traduzido por Lucas Marangon (Magnetic/Lion Forge).

Melhor Publicação de Humor
– Get Naked, por Steven T. Seagle e outros (Image);
– Giant Days, por John Allison, Max Sarin e Julia Madrigal (BOOM! Box);
– MAD Magazine, editado por Bill Morrison (DC);
– A Perfect Failure: Fanta Bukowski 3, por Noah Van Sciver (Fantagraphics);
– Woman World, por Aminder Dhaliwal (Drawn & Quarterly).

Melhor Antologia
– Femme Magnifique: 50 Magnificent Women Who Changed the World, editado por Shelly Bond (Black Crown/IDW);
– Puerto Rico Strong, editado por Marco Lopez, Desiree Rodriguez, Hazel Newlevant, Derek Ruiz e Neil Schwartz (Lion Forge);
– Twisted Romance, editado por Alex de Campi (Image);
– Where We Live: A Benefit for the Survivors in Las Vegas, editado por Will Dennis, curadoria de J. H. Williams III e Wendy Wright-Williams (Image).

Melhor Trabalho Baseado na Vida Real
– All the Answers: A Graphic Memoir, por Michael Kupperman (Gallery 13);
– All the Sad Songs, por Summer Pierre (Retrofit/Big Planet);
– Is This Guy For Real? The Unbelievable Andy Kaufman, por Box Brown (First Second);
– Monk!, por Youssef Daoudi (First Second);
– One Dirty Tree, por Noah Van Sciver (Uncivilized Books).

Melhor Graphic Novel em Álbum Inédito
– Bad Girls, por Alex de Campi e Victor Santos (Gallery 13);
– Come Again, por Nate Powell (Top Shelf/IDW);
– Green Lantern: Earth One Vol. 1, por Corinna Bechko e Gabriel Hardman (DC);
– Homunculus, por Joe Sparrow (ShortBox);
– My Heroes Have Always Been Junkies, por Ed Brubaker e Sean Phillips (Image);
– Sabrina, por Nick Drnaso (Drawn & Quarterly).

Melhor Graphic Novel em Republicação
– Berlin, por Jason Lutes (Drawn & Quarterly);
– Girl Town, por Carolyn Nowak (Top Shelf/IDW);
– Upgrade Soul, por Ezra Claytan Daniels (Lion Forge);
– The Vision Hardcover, por Tom King, Gabriel Hernandez Walta e Michael Walsh (Marvel);
– Young Frances, by Hartley Lin (AdHouse Books).

Best Adaptation from Another Medium
– Anne Frank’s Diary: The Graphic Adaptation, adaptado por Ari Folman e David Polonsky (Pantheon);
– Frankenstein by Mary Shelley, em Frankenstein: Junji Ito Story Collection, adaptado por Junji Ito e traduzido por Jocelyne Allen (VIZ Media);
– Out in the Open by Jesús Carraso, adaptado por Javi Rey e traduzido por Lawrence Schimel (SelfMadeHero);
– Speak: The Graphic Novel, por Laurie Halse Anderson e Emily Carroll (Farrar Straus Giroux);
– To Build a Fire: Based on Jack London’s Classic Story, por Chabouté (Gallery 13).

Melhor Edição Norte-Americana de Material Internacional
– About Betty’s Boob, por Vero Cazot e Julie Rocheleau e traduzido por Edward Gauvin (Archaia/BOOM!);
– Brazen: Rebel Ladies Who Rocked the World, por Pénélope Bagieu (First Second);
– Herakles Book 1, por Edouard Cour e traduzido por Jeremy Melloul (Magnetic/Lion Forge);
– Niourk, por Stefan Wul e Olivier Vatine e traduzido por Brandon Kander e Diana Schutz (Dark Horse);
– A Sea of Love, por Wilfrid Lupano e Grégory Panaccione (Magnetic/Lion Forge).

Melhor Edição Norte-Americana de Material Internacional – Ásia
– Abara: Complete Deluxe Edition, por Tsutomu Nihei e traduzido por Sheldon Drzka (VIZ Media);
– Dead Dead Demon’s Dededede Destruction, por Inio Asano e traduzido por John Werry (VIZ Media);
– Laid-Back Camp, por Afro e traduzido por Amber Tamosaitis (Yen Press);
– My Beijing: Four Stories of Everyday Wonder, por Nie Jun e traduzido por Edward Gauvin (Graphic Universe/Lerner);
– Tokyo Tarareba Girls, por Akiko Higashimura (Kodansha).

Melhor Coleção ou Projeto de Arquivo de Tiras
– Pogo, Vol. 5: Out of This World At Home, por Walt Kelly, editado por Mark Evanier eEric Reynolds (Fantagraphics);
– Sky Masters of the Space Force: The Complete Sunday Strips in Color (1959–1960), por Jack Kirby, Wally Wood e outros, editado por Ferran Delgado (Amigo Comics);
– Star Wars: Classic Newspaper Strips, Vol. 3, por Archie Goodwin e Al Williamson, editado por Dean Mullaney (Library of American Comics/IDW);
– The Temple of Silence: Forgotten Words and Worlds of Herbert Crowley, por Justin Duerr (Beehive Books);
– Thimble Theatre and the Pre-Popeye Comics of E. C. Segar, editado por Peter Maresca (Sunday Press).

Melhor Coleção ou Projeto de Arquivo de HQs
– Action Comics: 80 Years of Superman Deluxe Edition, editado por Paul Levitz (DC);
– Bill Sienkiewicz’s Mutants and Moon Knights… And Assassins… Artifact Edition, editado por Scott Dunbier (IDW);
– Dirty Plotte: The Complete Julie Doucet (Drawn & Quarterly);
– Madman Quarter Century Shindig, por Mike Allred, editado porChris Ryall (IDW);
– Terry Moore’s Strangers in Paradise Gallery Edition, editado por Joseph Melchior e Bob Chapman (Abstract Studio/Graphitti Designs);
– Will Eisner’s A Contract with God: Curator’s Collection, editado por John Lind (Kitchen Sink/Dark Horse).

Melhor Roteirista
– Alex de Campi, por Bad Girls (Gallery 13), Twisted Romance (Image);
– Tom King, por BatmanMister MiracleHeroes in CrisisSwamp Thing Winter Special (DC);
– Jeff Lemire, por Black Hammer: Age of DoomDoctor Star & the Kingdom of Lost TomorrowsQuantum Age (Dark Horse), DescenderGideon FallsRoyal City (Image);
– Mark Russell, por Exit Stage Left: The Snagglepuss ChroniclesGreen Lantern/Huckleberry HoundLex Luthor/Porky Pig (DC), Lone Ranger (Dynamite);
– Kelly Thompson, por Nancy Drew (Dynamite), HawkeyeJessica JonesMr. & Mrs. XRogue & GambitUncanny X-MenWest Coast Avengers (Marvel);
– Chip Zdarsky, por Peter Parker: The Spectacular Spider-ManMarvel Two-in-One (Marvel).

Melhor Roteirista/Artista
– Sophie Campbell, por Wet Moon (Oni);
– Nick Drnaso, por Sabrina (Drawn & Quarterly);
– David Lapham, por Lodger (Black Crown/IDW), Stray Bullets (Image);
– Nate Powell, por Come Again (Top Shelf/IDW);
– Tony Sandoval, por Watersnakes (Magnetic/Lion Forge);
– Jen Wang, por The Prince and the Dressmaker (First Second).

Melhor Desenhista/Arte-Finalista ou Time de Desenhista e Arte-finalista
– Matías Bergara, por Coda (BOOM!);
– Mitch Gerads, por Mister Miracle (DC);
– Karl Kerschl, por Isola (Image);
– Sonny Liew, por Eternity Girl (DC);
– Sean Phillips, por Kill or Be Killed, My Heroes Have Always Been Junkies (Image);
– Yanick Paquette, por Wonder Woman Earth One, Vol. 2 (DC).

Melhor Pintor/Artista Multimídia (arte interior)
– Lee Bermejo, por Batman: Damned (DC);
– Carita Lupatelli, por Izuna Book 2 (Humanoids);
– Dustin Nguyen, por Descender (Image);
– Gregory Panaccione, por A Sea of Love (Magnetic/Lion Forge);
– Tony Sandoval, por Watersnakes (Magnetic/Lion Forge).

Melhor Capista
– Jen Bartel, por Blackbird (Image), Submerged (Vault);
– Nick Derington, por Mister Miracle (DC);
– Karl Kerschl, por Isola (Image);
– Joshua Middleton, por BatgirlAquaman (DC);
– Julian Tedesco, por HawkeyeLife of Captain Marvel (Marvel).

Melhor Colorista
– Jordie Bellaire, por Batgirl, Batman (DC), The Divided Earth (First Second), Days of Hate, Dead Hand, Head Lopper, Redlands (Image), Shuri, Doctor Strange (Marvel);
– Tamra Bonvillain, por Alien 3 (Dark Horse), Batman, Doom Patrol (DC), Moon Girl and Devil DinosaurMultiple Man (Marvel);
– Nathan Fairbairn, por Batman, Batgirl, Birds of Prey, Wonder Woman Earth One, Vol. 2(DC), Die!Die!Die! (Image);
– Matt Hollingsworth, por Batman: White Knight (DC), Seven to Eternity, Wytches (Image);
– Matt Wilson, por Black Cloud, Paper Girls, The Wicked + The Divine (Image), The Mighty Thor, Runaways (Marvel).

Melhor Letrista
– David Aja, por Seeds (Berger Books/Dark Horse);
– Jim Campbell, por Breathless, Calexit, Gravetrancers, Snap Flash Hustle, Survival Fetish, The Wilds (Black Mask), Abbott, Alice: Dream to Dream, Black Badge, Clueless, Coda, Fence, – Firefly, Giant Days, Grass Kings, Lumberjanes: The Infernal Compass, Low Road West, Sparrowhawk(BOOM!), Angelic (Image); Wasted Space (Vault);
– Alex de Campi, por Bad Girls (Gallery 13), Twisted Romance (Image);
– Jared Fletcher, por Batman: Damned (DC), The Gravediggers Union, Moonshine, Paper Girls, Southern Bastards (Image),
– Todd Klein, por Black Hammer: Age of Doom, Neil Gaiman’s A Study in Emerald (Dark Horse), Batman: White Night (DC), Eternity Girl, Books of Magic (Vertigo/DC), The League of – Extraordinary Gentlemen: The Tempest (Top Shelf/IDW).

Melhor Veículo Relacionado a Quadrinhos/Jornalismo
– Back Issue, editado por Michael Eury (TwoMorrows);
– The Columbus Scribbler, editado por Brian Canini;
– Comicosity, editado por Aaron Long e Matt Santori;
– LAAB Magazine #0: Dark Matter, editado por Ronald Wimberley e Josh O’Neill (Beehive Books);
– PanelxPanel Magazine, editado por Hassan Otsmane-Elhaou.

Melhor Livro Relacionado a Quadrinhos
– Comic Book Implosion: An Oral History of DC Comics Circa 1978, por Keith Dallas e John Wells (TwoMorrows);
– Drawn to Purpose: American Women Illustrators and Cartoonists, por Martha H. Kennedy (University Press of Mississippi);
– The League of Regrettable Sidekicks, por Jon Morris (Quirk Books);
– Mike Grell: Life Is Drawing Without an Eraser, por Dewey Cassell com Jeff Messer (TwoMorrows);
– Yoshitaka Amano: The Illustrated Biography—Beyond the Fantasy, por Florent Gorges, traduzido por Laure Dupont e Annie Gullion (Dark Horse).

Melhor Trabalho Acadêmico/Educacional
– Between Pen and Pixel: Comics, Materiality, and the Book of the Future, por Aaron Kashtan (Ohio State University Press);
– Breaking the Frames: Populism and Prestige in Comics Studies, por Marc Singer (University of Texas Press);
– The Goat-Getters: Jack Johnson, the Fight of the Century, and How a Bunch of Raucous Cartoonists Reinvented Comics, por Eddie Campbell (Library of American Comics/IDW/Ohio State University Press);
– Incorrigibles and Innocents, por Lara Saguisag (Rutgers Univeristy Press);
– Sweet Little C*nt: The Graphic Work of Julie Doucet, por Anne Elizabeth Moore (Uncivilized Books).

Melhor Design de Publicação
– A Sea of Love, design de Wilfrid Lupano, Grégory Panaccione e Mike Kennedy (Magnetic/Lion Forge);
– The Stan Lee Story Collector’s Edition, design de Josh Baker (Taschen);
– The Temple of Silence: Forgotten Worlds of Herbert Crowley, design de Paul Kepple e Max Vandenberg (Beehive Books);
– Terry Moore’s Strangers in Paradise Gallery Edition, design de Josh Beatman/Brainchild Studios/NYC (Abstract Studio/Graphitti Designs);
– Will Eisner’s A Contract with God: Curator’s Collection, design de John Lind (Kitchen Sink/Dark Horse).

Melhor Quadrinho Digital
– Aztec Empire, por Paul Guinan, Anina Bennett e David Hahn;
– The Führer and the Tramp, por Sean McArdle, Jon Judy e Dexter Wee;
– The Journey, por Pablo Leon (Rewire);
– The Stone King, por Kel McDonald and Tyler Crook (comiXology Originals);
– Umami, por Ken Niimura (Panel Syndicate).

Melhor Webcomic
– The Contradictions, por Sophie Yanow;
– Lavender Jack, por Dan Schkade (WEBTOON);
– Let’s Play, por Mongie (WEBTOON);
– Lore Olympus, por Rachel Smythe, (WEBTOON);
– Tiger, Tiger, por Petra Erika Nordlund (Hiveworks).

 

Por: Samir Naliato
Universo HQ

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *